13 de dezembro de 2010

Post especial com Fabiana Andrade da Underworld ♥

Posted by Mandy Porto às 10:02 AM
Hello! A queridíssima Fabi da editora Underworld fez um post no blog dela ontem - http://www.agarotainterrompida.blogspot.com/ - e com a permissão dela estou postando aqui para vocês lerem. Acho que algumas pessoas estão lidando muito para o lado pessoal e pondo a culpa nas pessoas erradas. Espero que gostem do post e pensem com ele...

~~ ♥♥ ~~
Resolvi fazer esse post em pleno domingão pois fiquei alarmada com algumas coisas nos últimos dias.


Estou lendo em diversos blogs literários duras críticas em relação ao livro da autora Mandy Porto (Diário de Um Anjo). Parece-me quase que agora Mandy Porto virou a bola da vez.


Polêmicas a parte, pois cada um tem o direito de falar o que quer, e com isso o resultado pode ser e será quase sempre, ouvir o que não quer, o título do post já diz tudo.


Revisão ainda que tardia.


Ainda não tive o prazer de ler o livro "Diário de Um Anjo", mas será uma das coisas que farei até o fim do ano. O que pude perceber pelas críticas à escritora, o problema maior gira em torno da revisão do livro. Bom, revisão é obrigação do editor e não do escritor. A partir do momento que uma editora aceita um manuscrito, é a imagem da editora que está sob os holofotes, portanto, acho que se houve problemas de revisão, a falha foi da editora. O escritor deve ter cuidado com o texto, mas a partir do momento que o manuscrito passa para as mãos do editor ele é o responsável pelo andamento do projeto. Falhas deverão ser encontradas e corrigidas.


Problemas estruturais praticamente todos os textos têm. Muito dos títulos que compramos no exterior estão passando por incontáveis revisões e cada semana recebo modificações do texto. Isso na minha humilde opinião apenas demonstra a postura de um bom editor.


A previsão de lançamento do livro Sussurros de Uma Garota Apaixonada de Mandy Porto era para Setembro desse ano, no entanto, após colocarmos no ar o primeiro capítulo do livro, alguns leitores demonstraram desconforto com algumas falhas aparentes no texto. Por via das dúvidas decidi mandar o texto para uma terceira revisão, afinal como dizia minha avó "seguro morreu de velhice" e posso dizer que estou satisfeita com o resultado final do livro.


Acredito imensamente na capacidade da escritora Mandy Porto motivo pelo qual decidimos mais uma vez publicar seus livros. Estaremos lançando Lágrimas em Salém no primeiro semestre de 2011 e O Sonho de Toda Garota no segundo semestre de 2011.


Para mim como editora é bastante evidente a evolução no modo de escrever de Mandy e com a experiência e aprendizado suas técnicas de escrita só poderão melhorar.


Acredito no trabalho de meus escritores (Mandy Porto, Luiza Salazar, nas caçulas Nick e Mô, no texto incrível do Thiago, que ainda não divulguei), no diálogo franco e na transparência entre as partes e acredito que seja dever e obrigação do editor cuidar para que falhas bobas não passem para o texto final.
Beijocas,
Fabi
~~ ♥♥ ~~

8 Comentários ♥:

Tatiana on 13 de dezembro de 2010 10:26 disse...

Gostei muito do que a Fabi disse. Tem gente que fica jogando a culpa para as pessoas erradas e isso não está certo!
Eu ainda não tive a oportunidade de ler Diário de um Anjo, mas eu tenho tanta fé de que é bom! Eu acredito mesmo que você escreve bem dou o total apoio! Afinal de contas, eu li o primeiro capítulo de Sussurros de Uma Garota Apaixonada e achei muito bem escrito! E até hoje estou morrendo de curiosidade pra saber o que vai acontecer!
Eu não sabia que O Sonho de Toda Garota ia sair ano que vem! É o que eu mais tenho vontade de ler! \o/ \o/ \o/

Gostei muito do post da Fabi! Acredita que ainda não conhecia o blog dela? Já estou até seguindo! =D

Beeijo! ;3

Igor Silva on 13 de dezembro de 2010 13:12 disse...

Olá!

Bem, vamos à polêmica. Com todo respeito à Fabi e à você, Mandy, discordo da opinião apresentada no texto. Não acho que a revisão seja encargo do editor. Toda editora séria, quando se compromete a publicar um autor, coloca em destaques no contrato a cláusula que obriga o publicado a entregar o manuscrito revisado em data viável para o calendário da empresa. E nesse quesito, é bom que se lembre uma coisa. Existem dois tipos de revisões€;

1 - Revisão contextual: Refere-se ao corte de excessos, à lapidação de um original propriamente dito, a exclusão de termos que não se encaixe no propósito da obra, etc;

2 - Revisão técnica: Aquela responsável por corrigir erros de caráter gramatical como redundâncias, problemas com a regência, pontuação e até mesmo ortografia.

É responsabilidade do editor a revisão técnica e não a contextual. Assim sendo, se o problema for a 1 e não a 2, devo dizer que a culpa não é da Novo Século.

Não posso dar uma opinião completa porque ainda não li o seu livro (apesar de já ter comprado e estar aqui em casa esperando para ser devorado). Mas acho também que você não deve dar ouvidos a tudo que falam por aí. Tem muita gente com inveja de ti, por ter tido a capacidade não só de escrever um livro, mas de conseguir dois grupos editoriais competentes e sérios. E quando se tem um texto publicado(que, na sua concepção, é perene), críticas são recorrentes e muitas vezes infundadas; cabe a você, escritora talentosa e com uma grande carreira pela frente, ter humildade para filtrar o importante e capacidade de ignorar o que não lhe acrescenta em nada. Continue acreditando na sua obra, assim como acreditamos em você!

Abçs

Igor Silva

Blog Lendo & Comentando (@blog_lec)

Horlanda on 13 de dezembro de 2010 14:25 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna Britti on 14 de dezembro de 2010 11:41 disse...

Ain, difícil falar mais alguma coisa depois de tudo que o Igor disse. Sinceramente Mandy, está faltando a você encarar essas críticas negativas de cabeça erguida, e aceitá-las. Porque, santa mãezinha, quando alguém critica é invejoso? Se a Lost, O NUPE, O Sobre Livros, que eu saiba todos blogs muito bem conceituados, apontaram os mesmo erros em sua trama, porque você não tenta compreender isso e para de tentar se esconder em palavras da editora? Que aliás, a Fabi pecou fazendo isso, já que ela nem leu o livro, e Diário não fui publicado pela Under. Só defenda algo se vc realmente sabe do que se trata.

Então como o Igor falou, cabe a você amadurecer, pedir para sua mãe, Fabi, ou seja lá quem, parar de ficar te defendendo, pq vc precisa mostrar maturidade para se defender por si só, e por favor, aceitar as benditas críticas. Eu falo pq eu sou escritora, recebo críticas e elas sempre ajudam. Agora cabe a vc decidir se vai parar com esse comportamento de achar que tem todo mundo invejinha de vc, ou vai começar a encarar as críticas de frente e tentar melhoras.

Bom, não sei se meu comentário vai ser aceito, mas é isso. Bjo.

Fabiana Andrade on 14 de dezembro de 2010 12:48 disse...

Bruna,
Sinto muito te desapontar mas Mandy Porto não pediu nenhuma ajuda à mim.
O objetivo do meu post, caso não tenha ficado muito claro, foi falar sobre revisão de texto. Se o escritor, seja ele quem for, paga a publicação do seu livro ele tem direito a revisão de texto, o que parece-me não foi realizado, ou se foi, foi algo bastante superficial.
Uma revisão bem feita teria pescado as falhas de digitação que muitas pessoas reclamaram.
Não posso dar opinião sobre o conteúdo do livro pq ainda não li Diário de Um Anjo. O que pude perceber pelos textos que recebi da Mandy e que estaremos publicando é um amadurecimento na escrita. Críticas construtivas são sempre bem-vindas e acredito que isso só servirá para o crescimento da escritora.

tainara on 14 de dezembro de 2010 16:12 disse...

Já li o seu livro, e sinceramente, gostei. Me incomodei bastante com as falhas e os erros no texto, foram coisas 'óbvias' como trocar cauda (de vestido, que se encaixa no contexto) por calda (que acabou saindo no texto) e também dizer por disser. Mas, sabemos que ninguém é perfeito, e pelo que estou ciente, cabe ao editor revisar falhas desse tipo, seja de escrita ou digitação. Te acho maravilhosa, Mandy, já falei de você várias vezes para conhecidos, inclusive pra minha sogra, que é dona de uma livraria. Após eu ter comentado do seu livro, ela recebeu alguns pedidos dele, e decidiu comprá-lo. Acho que quando alguém tem potencial como você, devemos divulgar. Por isso, só tenho que te dizer pra não se abalar com críticas, nada pode agradar a todos. Beijo e sucesso!

Samyra Aquino on 15 de dezembro de 2010 17:34 disse...

Mandy, já li seu livro e é realmente muito bom. Navegando por alguns blogs vi, sim, pessoas falando sobre a revisão e isto me deixou irritada pois a culpa não é sua. Diario de um anjo foi muito bem escrito e tu és uma escritora muito talentosa.
Mandy não dê bola para isto, pois a tua parte esta muito bem feita e teu livro esta espetacular. E estou ansiosa para o lançamento dos outros livros.
Te desejo muito sucesso e continue sendo esta garota super querida. Beijos, :*

Horlanda on 16 de dezembro de 2010 08:15 disse...

Eu quero ler seu livro ( mas nunca acho eele aqui na minha cidade), pra depois ter minha opniao a respeito. De qualquer forma deve ser uma boa historia. Algumaas criticas sempre devem ser bem vindas pro autor so ir crescendo cada vez mais. Admiro vc por ter publicado seu livro.
Te desejo muito sucesso .
Leve as criticas ( tanto as boas , coomo as ruins)
em consideraçao e cresca ainda mais, força aii e muito sucesso. =D

Postar um comentário

 

Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos