7 de agosto de 2010

Review: Cotoco by John Van de Ruit ♥

Posted by Mandy Porto às 11:55 AM
Cotoco by John Van de Ruit
Título Original: Spud
Editora: Intrinseca
N°de páginas: 392
Público: 13 para cima
Preço: 39,90 (Liv. Cultura)

Nota: 4/5 (Muito Bom)
Sinopse:
África do Sul, 1990. Dois grandes eventos estão prestes a acontecer: a libertação de Nelson Mandela e, o que para o garoto John Milton é ainda mais importante, o início das aulas no internato. Cercado por pais no mínimo lunáticos, uma avó gagá e colegas de dormitório para lá de estranhos (com apelidos do tipo Lagartixa, Rambo, Rain Man e Cachorro Doido), John (que graças a suas partes íntimas pouco desenvolvidas é debochadamente apelidado de Cotoco) faz o que pode para se adaptar - e tudo indica que não será fácil. Munido apenas da própria perspicácia e de um diário, Cotoco vive uma série de situações bizarras e divertidas: de mergulhos proibidos no meio da madrugada a acirrados campeonatos de críquete, passando pela caça ao fantasma de um professor e por catastróficas férias em família. E é nas páginas de seu diário que acompanhamos o peculiar - e sobretudo engraçadíssimo - funcionamento da mente de um garoto de 13 anos ao descobrir a vida, a amizade... e a pluralidade da fauna humana.

Primeiro parágrafo:
Estou acordado. Os primeiros raios de luz começam a aparecer pelas frestas laterais das cortinas antigas do meu quarto. Acho que estou passando mal. O lençol debaixo das minhas pernas está grudento, e no peito meu coração retumba feito um bongô. Ainda não consigo me levantar.

MEUS PENSAMENTOS:
Sinceramente, eu não esperava muita coisa desde livro não. O nome do livro é estranho e a capa não é nem um pouco convidativa. Apenas sabia que o livro era diferente e que precisava disso no momento. Mas no final das contas eu achei o achei muito divertido. E como o livro é mais para o público masculino eu achei uma experiência super legal para mim. Assim, nós meninas, podemos ter uma noção do que acontece nos internatos só para meninos e tudo mais. Acho que quem gostou de “Diário de um Banana” e “Como treinar seu dragão”, ambos também tendo um menino como protagonista, vai gostar de ler Cocoto.

Cotoco mostra um diário de um garoto de 13, quase nos seus 14 anos. E como todo menino, ele relata assuntos como sexo, as brincadeiras idiotas dos outros garotos, as façanhas... tudo naquele mundo de garoto que você possa imaginar. Eu confesso que não gosto dessas besteiras que os garotos gostam de falar, e das brincadeiras que praticamente é bullying e tudo mais, mas o modo que o John Van escreveu o livro foi muito legal e engraçado. Também a boa tradução ajudou, a língua não é daquelas super difíceis e podemos rir muito com o Cotoco.

Só para vocês terem uma noção, o quarto do Johnny (Cotoco) é repartido com outros sete garotos, e eles são tão malucos que ficaram conhecidos como Oito Loucos. Todos eles têm apelido, nenhum deles é chamado pelo nome real, nem mesmo os professores, monitores. Então, temos o Lagartixa, Barril, Rambo, Cachorro Doido, Rain Man e por aí vai. O ambiente deles é sempre repleto de situações engraçadas e brincadeiras de garotos mesmo.

Uns dos personagens mais loucos do livro são os pais de Cotoco. Você aí que pensa que seus pais te envergonham, esperem até ler o que os pais do Cotoco fazem. É sério, se fosse eu, eu abandonava meus pais por vergonha extrema. Cada façanha que eles fazem que eu morri rindo. Também tem algumas meninas de vez em quando, quando outra escola visita o internato dos meninos e também tem uma que mora na vizinhança da casa do Cotoco. Uma das meninas se chama Amanda, e como vocês sabem, eu adoro quando vejo uma Amanda no mundo dos livros, logo me identifico. (hahaha)

Enfim, eu achei o livro muito divertido, eu demorei para ler, mas foi porque as letras são pequenas e tem lá quase 400 páginas. Mas eu gostei, é bem diferente daqueles que estou acostumada a ler e foi bom sair do padrão. O livro se passa em 1990 na África do Sul e assim podemos conhecer mais daquele lugar, assim como fatos históricos. Tem menção de vários livros, inclusive O senhor dos Anéis, e menção de vários esportes diferentes e teatro.
Image and video hosting by TinyPic

4 Comentários ♥:

Naniedias on 7 de agosto de 2010 12:10 disse...

Esse livro parece uma graça =D Ea sua resenha ficou ótima e me deu ainda mais vontade de lê-lo!

FSAB - Felipe Saraiva on 7 de agosto de 2010 12:28 disse...

Ai, me dá ele??? Me deu vontade LOKA de ler esse livro!

Adorei a Resenha!!!!! As vezes da raiva de vc sabia??? Quer nos levar a falencia com suas Resenhas!

E tem Selinho pra vc no meu blog: http://bibliotecafelipes.blogspot.com/2010/08/selinho-choquei-com-seu-blog.html

Nick & Mô on 7 de agosto de 2010 19:51 disse...

adorei a resenha, também não achei a capa nada convidativa haha. amo suas resenhas, mandy. Mal posso esperar pelos seus livros!!
beijoos!

Mellory Ferraz on 8 de agosto de 2010 08:24 disse...

Estou louca para ler esse livro, mas também não fui muito com a capa e o nome (estranhos!). O fato é que li muitas resenhas, e me interessei muito, principalmente por ser um livro sob a perspectiva de um personagem masculino. E também porque quero dar muitas risadas.
Outro livro que segue o mesmo padrão é Os diários de Nick Twisp, então esse está na lista também.

Postar um comentário

 

Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos