4 de julho de 2010

Talk about writing {1} ♥

Posted by Mandy Porto às 4:40 PM
Hey there hot people ;)
Esse é mais um post especial para escritores. Muitas pessoas estão me mandando email ou pedindo pela mesma coisa. Dicas disso e dicas daquilo...Como eu não quero ficar escrevendo sempre a mesma coisa, eu decidi escrever esse post para as pessoas tirarem suas dúvidas, pelos menos algumas delas.

Dicas para organizar as idéias:
Quando escrevi meu primeiro livro eu nem me lembrei de deixar separado como os personagens são e etc...Sofri com isso porque tinha que ficar voltando no texto toda hora para relembrar. Por isso que depois adotei uma maneira de me organizar. Antes de começar a escrever meus livros crio fichas de personagens e escrevo todas as minhas idéias separadamente. Depois na hora de escrever vem tudo naturalmente, e quando eu esqueço de alguma coisa importante é só eu checar as minhas anotações. É sempre bom organizar as idéias antes de começar a escrever seu livro, ter uma idéia de como vai ser o começo, meio e fim. Pensar em como você vai pegar o leitor de uma maneira que ele não queira parar de ler.

Depois que terminei de escrever meu livro, o que eu faço?
Escrever é fácil. Depois disso que fica difícil. Você tem que procurar editoras que se encaixam no gênero de seu livro. Depois que você escolheu as editoras e enviou os originais a espera é grande. Todas as editoras recebem vários originais por dia, então até alguém pegar o seu e ler, demora um bocado. O tempo é diferente para cada editora, mas varia entre 3 meses a um ano. Se seu original for aceito, ainda demora meses até as revisões, capas (...) ficarem prontos. Então basicamente o processo é muito demorado. Não podemos ficar em cima das editoras pedindo quanto tempo vai demorar disso ou daquilo, escritores tem que ser pacientes. Porque o processo de um livro ficar pronto requer muitas revisões e decisões.

Quantas folhas no Word os seus livros tem aproximadamente?
Já recebi muito essa pergunta por que os escritores querem saber se eles estão escrevendo ou muito pouco ou até demais. Mas para mim, quase todos meus livros tem aproximadamente 150 páginas no Word, com a letra Calibri, tamanho 11.

Direitos autorais:
Muitos preferem registrar seus originais antes de mandar para as editoras. Muitos outros esperam pelo original ser aceito por uma editora, assim eles mesmos registram. Acho que a escolha é de cada um.

Quem tiver mais perguntas, pode perguntar, assim quando eu fizer outro post desses posso postar a pergunta com a resposta :) 
Image and video hosting by TinyPic

12 Comentários ♥:

Naniedias on 4 de julho de 2010 16:43 disse...

Adorei o post! Muito interessante :)

Claudinha WCX \o/ on 4 de julho de 2010 16:56 disse...

nossa, to mto curiosa pra ler seu livro sussuros o.o

Ana Carolina Paul on 4 de julho de 2010 17:02 disse...

Hey Mandy! Adorei a post, super útil! :D
Mesmo antes de ler sua post juro que eu já usava fonte calibri - 11 o.o'

xx
Ana

Clarissa Santos on 4 de julho de 2010 17:05 disse...

otimas dicas! Anotadas pra quando eu começar a pensar em escrever alguma coisa!:D

Etiene Rocha on 4 de julho de 2010 17:09 disse...

Gostei muito dessas dicas Mandy.
Eu sempre tive esse nível de dificuldade escrevendo e realmente se organizar é hiper essencial.

babbhii on 4 de julho de 2010 17:58 disse...

haha.. eu nem escrevo no Word =/ justamente porque o número de páginas me assusta! =P

Lariane on 5 de julho de 2010 06:10 disse...

legal esse post...

Tentei um dia escrever romances, mas não sou organizada. Me perco e não dou continuidade. Ser focada deve ser tudo!

Parabéns pelos seus livros que serão publicados,


Bjkas - Lariane/ Libros di Amore

Ana Elisa on 5 de julho de 2010 06:26 disse...

Eu queria escrever um livro mas não sou boa para isso. Meu negócio é ler mesmo

Thayná on 5 de julho de 2010 08:44 disse...

Agora me impolguei! HAUSHAUHSAUHSUAS
Vou escrever um montão agora! :P
Adorei o post Mandy! Se eu precisar de algumas dicas, vou te perguntar, tá? :)
Beijoo :*

Thayná on 5 de julho de 2010 08:45 disse...

Eita erro de português :S
empolguei*

Paula on 6 de julho de 2010 05:46 disse...

Olá,
O agBook, da AlphaGraphics, publica livros sob demanda de forma fácil e totalmente gratuita. Para publicar, basta acessar www.agbook.com.br e efetuar seu cadastro.
O principal objetivo do agbook é apoiar novos escritores brasileiros e ainda oferecer todas as técnicas para que o autor não somente publique o seu livro como também o promova de maneira eficiente.
Coloco meus contatos à disposição para qualquer dúvida pbaiadori@alphagraphics.com.br
Abraços.

Marina on 6 de julho de 2010 13:01 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

 

Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos