22 de junho de 2010

Review: Thirteen Reasons Why by Jay Asher ♥

Posted by Mandy Porto às 10:33 PM
Editora: Penguin Group
N°de páginas: 288
Preço: 18,09 (livraria Cultura)
Image and video hosting by TinyPic
“Olá, meninos e meninas. Hannah Baker aqui. Ao vivo e em som (...) Eu espero que você esteja pronto, porque eu estou prestes a lhe contar a história da minha vida. Mais especificamente, de como a minha vida acabou. E se você está escutando esses fitas, você é uma das 13 razões.”

Eu li esse livro em inglês na versão britânica (foto ao lado) e traduzi essas primeiras palavras que saíram do toca fitas com a voz de Hannah Baker. Primeiramente devo dizer que esse livro é tão bom e triste que nem sei por onde começar. Thirteen Reasons Why é narrado por duas pessoas, Hannah Baker e Clay Jensen. Hannah cometeu suicídio e deixou para trás treze fitas para as pessoas que foram a razão disso. E Clay recebe essas fitas, não sabendo o que ele fez de errado para Hannah.

Esse quote do livro aparece nas primeiras páginas e foi aí que o livro me prendeu, depois disso eu não larguei mais. Jay Asher pegou um assunto muito polêmico: Suicídio na adolescência, e criou esse livro fenomenal. Eu ouvi muito de Thirteen Reasons Why, conhecido aqui no Brasil como Os 13 Porquês, mas nunca achei que seria assim tão esclarecedor e tocante. Claro que eu já sabia que se tratava de uma menina que se matou e deixou para trás fitas cassete. Eu me impressionei muito com esse livro, e recomendo para todo mundo. Ele te deixa pensando em cada virada de página, em coisas que são importantes para a vida.

Enquanto Clay narra o presente, Hannah Baker narra o passado e em tudo que ela passou até chegar na decisão de seu suicídio. Eu achei as duas narrações geniais...Embora sabemos que Hannah realmente realizou o que pretendia, nós queríamos que ela em algum ponto tivesse parado com aqueles pensamentos e ficasse viva no final. Mas a vida de Hannah Baker não foi fácil e muitos tomariam a mesma decisão.

13 fitas = 13 pessoas. Esse foi basicamente o número de pessoas que ajudaram na decisão de Hannah para tirar a própria vida. Cada fita pertence a uma pessoa, e nela Hannah conta tudo o que aconteceu entre ela e essa pessoa. Eu fiquei chocada com o que as pessoas individualmente faziam com Hannah. Ela era uma pessoa afinal de contas, mas as pessoas da escola a tratavam como lixo, como se ela não tivesse sentimentos. Isso acontece muito na vida real e acho que por isso esse livro se torna importante. Hannah tentou encontrar algo de bom para viver, mas sempre tropeçava em uma pessoa que a fazia voltar para aquela mesma solidão e nos mesmos pensamentos.

Acho que não devo falar mais nada porque se não vou ficar aqui a noite toda com o que passei com esse livro. Mas posso dizer que ele é maravilhoso e que realmente tem um significado no final e um significado para a vida. Uma obra de Arte.

US cover                 Capa Brasileira
Uma curiosidade que encontrei no livro. No site http://hannahsreasons.blogspot.com/ você pode encontrar todas as fitas gravadas pela Hannah. Eu ainda não as escutei, mas irei com certeza.

PROMO: Calma pessoal, eu não esqueci da promo. Apenas estou resolvendo de como vou realizar a promoção e de como tudo vai rolar. Agüentem firme que Robert Pattinson vem aí! hahahaha

Beijos,
Mandy Porto ♥

17 Comentários ♥:

Tathy on 22 de junho de 2010 23:20 disse...

Nossa, adorei a história desse livro :O Nunca tinha ouvido falar...
E apesar da capa brasileira ser legal, acho que perdeu a essência da história "triste"

@tathys
www.tathy.com.br

Juliana on 23 de junho de 2010 00:01 disse...

Esse livro é realmente maravilhoso. Também tinha escutado mil coisas sobre ele, mas não esperava que me prendesse tanto assim.

Não sei se você pensou a mesma coisa que eu, mas quando eu comecei a ler e fiquei sabendo dos primeiros motivos dela pra se matar, achei bobo. Mas é mto interessante como o Jay usa cada um desses motivos, um levando ao outro, o que acabou transformando a vida da Hannah num inferno e ela não viu outra solução.

Definitivamente um livro que eu recomendo pra todo mundo, e que faz a gente ficar pensando nele durante semanas...

(ah, e eu AMO a capa brasileira, acho linda de morrer S2)

Naniedias on 23 de junho de 2010 03:17 disse...

Eu estou morrendo de vontade de ler esse livro - parece muito bom ^^

Ps: Eu adorei a capa brasileira - é muito diferente. Mas a capa britânica é mais impressionante. Parece que a menina da capa está olhando para mim e me acusando.

Livia on 23 de junho de 2010 06:10 disse...

Eu nunca tinha visto essa capa... Eu sabia so da em portugues e a outra da menina no balanco!
Ainda nao criei coragem p/ ler esse livro... com aquele mesmo problema: ainda nao estou mocinha o suficiente p/ ler livros que acontecem no meu mundo, gosto de fantasias, que me tira da realidade! Um dia eu chego la! huahauahuahauahuahuahau

Stephanie on 23 de junho de 2010 06:57 disse...

Esse livro já tá na minha wish list, é o próximo que vou comprar! Ainda não tinha visto a capa original, achei bem mais bonita que a brasileira ;/

Beijos

Very Good on 23 de junho de 2010 07:38 disse...

Adorei o livro, deve ser realmente muito bom. Vou colocar na lista =)

Thayná on 23 de junho de 2010 07:41 disse...

Gostei da US cover! Mas a brasileira... Senhor! @_@ (Lá vem a crítica de capas, né? HUASHUAHUSHAUSAS). Acho a sua muito bonita também! Não sei qual escolheria... Só tenho certeza que a brasileira não seria! Ela pode até ter bastante a ver com a história mas não me agradou :S
AIII, apesar de parecer uma história super triste, eu fiquei com vontade de ler! :D
Amei a resenha!
Beijoo :*

Carol on 23 de junho de 2010 07:47 disse...

Estou com vontade de ler 13 resons why, mas acho que vou ler aus version :)

Melissa's on 23 de junho de 2010 12:02 disse...

Oi adorei o teu blog,está lindo ,perfeito,já estou seguindo!!!

Hum,eu criei um post com 2 capas parecidas e então a Livia me deu o teu endereço,para perguntar se a capa de Lágrimas de Salém é oficial,pois a capa de The Devouring tem a mesma garota...
Te desejo tudo de bom e sucesso!
Bjs
Melissa's

Bruna Fonseca on 23 de junho de 2010 14:08 disse...

Eu tô muito louca pra ler '13 Reasons Why'. A capa do US é tão linda. *.*

Natália Puga on 23 de junho de 2010 14:10 disse...

a capa brasileira é muuuuuuuutio legal, mas não passa tanta intensidade quanto as outras... quero mto ler, já tinha ouvido falar!

Jubs Reolon on 23 de junho de 2010 15:59 disse...

Eu já tinha visto esse livro no Skoob, acho que tá até marcado como "vou ler" mas depois desse post estou morrendo de vontade de ler. Temos mesmo que acrecentar que tudo isso, a história, é pura realidade, todo esse bulying acontece, e acontece por nada, só para humilhar uma pessoa. Isso é ruim e é errado. Posso falar porque já sofri isso, sei como dói. As decepções, tudo; pois você as vezes pode até achar que você está entre pessoas amigas e não está. Também recomendo muito mesmo esse livro porque tem pessoas que podem até não enchergar o bulying mas ele está lá.

Liv on 23 de junho de 2010 16:10 disse...

O tema nem me interessou muito, mas eu pretendo ler esse livro sim, pelo menos interessante parece ser!

:*

Karlinha on 23 de junho de 2010 19:40 disse...

Oba, amei sua resenha mais prefiro a capa do livro britânica mesmo, apesar da capa em pt ser uma fita. mais não gostei muito.
P.s: fiquei com medo de ler porque me lemboru o chamado com o lançe da fita . Nada a ver né?

D e s s a on 23 de junho de 2010 20:32 disse...

Eu quero muito ler esse livro. *-*
Parece meio chocante. O_O enfim...
E adorei a capa brasileira. :D

Tatiana on 24 de junho de 2010 14:12 disse...

Nossa, eu não conhecia esse livro e eu fiquei com muita vontade de ler!
O suicídio na adolescência deveria ser mais discutido, neh? Não é uma coisa tão anormal assim como as pessoas pensam e, mesmo que não aconteçam muito (pelo menos são pouqíssimos os casos que são divulgados), essa idéia passa pela cabeça de muito adolescente!

E a capa britânica é MUITO mais bonita que a nossa, né? oO

Beeijo! ;3

Patota on 30 de junho de 2010 13:24 disse...

Nunca tinha ouvido falar nesse livro. Amei a resenha e vou ver se encontro.
A história parece ser muito boa e dramática.
Amo um drama!

Postar um comentário

 

Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos